Torrent é a extensão de arquivos utilizados por um protocolo de transferência do tipo P2P (Peer to Peer). Em um processo semelhante ao do eMule, por exemplo, os arquivos transferidos são divididos em partes e cada pessoa que tem tal arquivo ajuda a fazer o upload a outros usuários. Isso reduz significantemente o consumo de banda do distribuidor original do arquivo.

Para compartilhar estes arquivos, é necessário usar um programa específico, conhecido como cliente. Ele obtém as informações contidas nos arquivos e se encarrega de toda a comunicação entre os usuários.

Como funciona?

Para baixar via torrent, você não pesquisa diretamente os arquivos que deseja. O primeiro passo é pesquisar pelo arquivo torrent que contenha essas informações. Ao abrir este arquivo com um programa compatível (ou seja, cliente), você vai visualizar todo seu conteúdo e pode baixar somente aquilo que desejar.

Diferentemente de transferências via HTTP, um cliente torrent faz diversos pedidos em diferentes sockets (pontos finais de uma rede, ou seja, a localização de um arquivo). Isso significa mais de uma fonte para você baixar. Outra diferença é que o protocolo torrent baixa de uma maneira não seqüencial e vai “montando” o arquivo como se fosse um quebra-cabeça, juntando as diferentes partes dos arquivos baixados.

Quais as vantagens de usar o Torrent?

O torrent, não baixa de uma única fonte então tendo mais de um local de origem para buscar o arquivo, o seu download será considerávelmente mais rápido que o download via HTTP.

Como surgem as fontes?


A pessoa que cria o arquivo torrent original, começa a enviar (semear) para outra pessoa e essa pessoa por sua vêz ao iniciar o download também ja começa a semear para outras e assim suscessivamente.


Qual a desvantagem de usar o Torrent?


Infelizmente um arquivo torrent depende dos semeadores para existir. Quando você baixa um arquivo torrent e você o muda da pasta onde ele foi baixado ou remove ele do programa (cliente), você vai deixar de ser um semeador e as pessoas que dependiam de você para completarem o download, não vão conseguir chegar a 100%. É recomendado que após você baixar um arquivo torrent, você passe ao menos uma semana semeando ele, mesmo que seja a uma velocidade de upload mais baixa. Assim, outras pessoas chegarão a 100% e começarão a semear e o torrent não irá morrer.